scripts here -->

Nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, os fóruns Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), e Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), organizaram a primeira mobilização nacional dos servidores do executivo federal para 2023: o Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial.

O novo governo retomou o diálogo com o conjunto da categoria, o que foi considerado bastante positivo, e anunciou logo após a posse dos ministros a criação de uma mesa permanente de negociação com servidores públicos federais.

A mesa será instalada no próximo dia 07/02, mas existem muitas pautas pendentes que precisam ser respondidas com urgência. Os servidores estão a sete anos sem recomposição salarial e as perdas, contando também com o aumento das alíquotas previdenciárias, chegam a atingir até 40% em suas remunerações.

Por isso, o Dia Nacional de Mobilização marca a chamada para o início das negociações e faz parte do calendário de lutas tirado pelas entidades, que reúnem as representações de todas as categorias de servidores federais.

O evento será virtual, iniciando-se por um tuitaço das 9h às 11h com a hashtag #RECOMPOSIÇÃOJÁ.

A partir das 14h haverá transmissão online pelos canais do FONASEFE e do FONACATE no youtube e os dirigentes sindicais prometem responder dúvidas enviadas pelo Chat. 

Youtube do Fonasefe: https://youtube.com/@fonasefe

YouTube do Fonacate: https://www.youtube.com/live/FMmk8Reb54w?feature=share

Facebook: https://www.facebook.com/fonasefe?mibextid=ZbWKwL

Em relação às Agências Reguladoras, a Assetans, participou, juntamente com as demais Associações que compõem o Fórum das Associações de Servidores das Agências Reguladoras federais, de reunião com o Sinagências, a fim de buscar informações sobre as propostas para a mobilização das categorias de sua base, visto que o sindicato ainda não havia publicado calendário de lutas:

Negociações do governo federal – Reunião do Fórum das Associações com o Sinagências

No último dia 25/01 tivemos a primeira manifestação de servidores das Agências Reguladoras, realizada pelos colegas da Agência Nacional de Mineração – ANM. Além da busca por sua equiparação com as demais Agências Reguladoras, os colegas lembraram a necessidade de valorização de todas as Agências. A luta da ANM recebe historicamente o apoio do Fórum das Associações:

Eleições 2022 – Fórum das Associações de Servidores da Regulação encaminha Carta aos candidatos à Presidência da República

Servidor, se informe e participe amanhã do Dia Nacional de Mobilização, fortalecendo a luta coletiva e suas entidades representativas!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *