scripts here -->

A ASSETANS destaca dois importantes eventos nacionais realizados no final do mês de novembro:

O VI Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, realizado este ano dos dias 25 a 27 de novembro em Goiânia, contou com a participação de representantes de 15 Estados e foi transmitido pela internet ao vivo. A ASSETANS participou do Seminário anterior, que foi realizado no Rio de Janeiro, discutindo a relação público x privado na saúde. Para o Seminário deste ano fizemos a divulgação aqui no site.

“O Seminário da Frente
Mais um sonho que vemos sendo concretizado. A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde existe há 7 anos, e hoje iniciamos a sexta edição do nosso Seminário Nacional. Isso mesmo. Em apenas um dos 7 anos da história da Frente, que não conseguimos recursos financeiros e forças humanas para realização do seminário. Em todos os outros anos realizamos o Seminário Nacional, a começar por aquele que fundou a organização em 2010.

Outro êxito que temos conseguido, é cumprir a proposta de rodar o país com o Seminário Nacional. Já contemplamos 4 das 5 regiões brasileiras, faltando apenas a Região Norte. Mas, no momento certo vai ser realizado lá, com certeza! 

No dia 25, primeiro dia do evento, foram realizadas oficinas na parte da tarde e, à noite, ocorreu a Mesa de Abertura, seguida da Conferência Contexto atual e repercussão no Sistema Único de Saúde:
 
Ao final do Seminário foi elaborada a Declaração Política do evento, com o posicionamento acerca da conjuntura atual de ameaças aos direitos sociais:
“Em um momento de intensificação da ofensiva contra os direitos sociais e às liberdades democráticas, mais do que nunca é necessária a organização das trabalhadoras  e trabalhadores para a resistência.”
O documento e as informações completas sobre o evento encontram-se no blog da Frente Contra a Privatização: http://www.contraprivatizacao.com.br
O segundo evento destacado pela ASSETANS é o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, realizado em Salvador:
O Simpósio é um marco da discussão das ações e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. As publicações destacadas são do site da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO:
“Regulação, alimentação e autonomia no último grande encontro do SIMBRAVISA
Inês Rugani expôs os mecanismos utilizados pela indústria de alimentos e convidou a platéia a desnaturalizar as relações abusivas do setor privado no cotidiano da VISA
“No atual momento da conjuntura brasileira, as ações de advocacy têm tanto o papel de promover avanços como resistir aos retrocessos. É fundamental mantermos vivas as utopias. Façamo-la avançar, com esperança, paciência e assertividade”, concluiu.
Luis Eugênio Portela, que foi presidente da ABRASCO de 2012 a 2015, foi o comentador da sessão e destacou a centralidade da democracia como elemento de justiça social dentro da relação de interesses público-privado: “A democracia é a palavra chave para fazer valer os interesses públicos. Saibamos que democracia não é uma palavra etérea, e sim arenas para o debate e expressão dos anseios dos diferentes extratos da sociedade”.
Um dos temas tratados durante o Simpósio foi a questão do uso de agrotóxicos em alimentos. As notícias completas podem ser consultadas nos link abaixo, diretamente no site da ABRASCO:
https://www.abrasco.org.br/site/bkp/2016/12/regulacao-alimentacao-e-autonomia-no-ultimo-grande-encontro-do-simbravisa/
https://www.abrasco.org.br/site/bkp/2016/12/emergencia-em-saude-e-tema-de-debate-no-7o-simbravisa/
https://www.abrasco.org.br/site/bkp/2016/12/tv-abrasco-registra-o-painel-sobre-controle-sanitario-em-servicos-de-saude-durante-7o-simbravisa/

Cleber Ferreira

Tudo certo. Quando se ama.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *